Fera Ferida - o rompimento na voz de Roberto Carlos

O fim de uma relação em que há amor deixa sempre estilhaços. E ela sempre acaba permeada por canções tristes... Faço essa introdução para fazer uma referência a uma música de Roberto carlos, lançada no álbum de 1982, "Fera Ferida", que, como tantas outras canções de Roberto, é autobiográfica.

Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, Fera Ferida - o rompimento na voz de Roberto CarlosRoberto Carlos e Nice

Segundo conta Paulo César de Araújo, na biografia não autorizada de Roberto Carlos (Roberto Carlos em Detalhes, Ed. Planeta), a música foi composta após o rompimento com Nice, quando as brigas entre o casal se tornavam cada vez mais frequentes. Narra Paulo Cesar:


Nice se preocupava com os frequentes boatos que falavam da separação do casal. E, como forma de cessar esses boatos, ela propôs que os dois se casassem legalmente - já que após a aprovação da lei do divórcio, em 1977, isso se tornara possível. Roberto carlos não dizia nem sim nem não, simplesmente desconversava. Numa certa noite, após o jantar, Nice insistiu na proposta. Foi então que Roberto Carlos afirmou que, como eles estavam brigando muito ultimamente, seria melhor esperar um pouco mais antes de se casarem oficialmente. `Fiquei boba, estarrecida. Aí tivemos a maior briga. Virei a mesa, literalmente, quebrei copo, porque achei aquilo um desaforo brutal'. Revelou Nice...     

A partir daí, Roberto Carlos saiu de casa e compôs uma música para cantar de modo sofrido a separação (como já cantara o amor por ela, nas músicas Como é grande o meu amor por você e Amada Amante, por exemplo). Essa música foi Fera Ferida. 

Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, Fera Ferida - o rompimento na voz de Roberto Carlos

A letra fala de maneira dura de um rompimento, que atinge o corpo, a alma e os sonhos. As brigas deixaram marcas, e o modo com o qual Roberto põe os sentimentos sugere que  ele está chorando essa dor...

Em seguida, se diz domesticado, e por isso se deixou enganar e levar, e a música denota e reflete toda a mágoa que se recusa a esquecer... a razão diz que se deve perdoar, mas o coração guarda ressentimento.

Mas o refrão mostra o inconformismo com os rumos da relação, e o sujeito, mesmo ferido, toma a iniciativa do rompimento.

O eu-lírico procura afago após toda a tristeza e dor da separação... pois está decidido. Rcorda os bons momentos, e também das cicatrizes. 

Como todas músicas confessionais, é pungente. Traduzida na mágoa do fim de uma relação turbulenta, Roberto Carlos entrega os pontos e expõe suas chagas... A letra, que inspirou o título de uma novela e foi também gravada por Caetano e Bethânia.

Acabei com tudo
Escapei com vida
Tive as roupas e os sonhos
Rasgados na minha saída
Mas saí ferido
Sufocando meu gemido
Fui o alvo perfeito
Muitas vezes no peito atingido
Animal arisco
Domesticado esquece o risco
Me deixei enganar
E até me levar por você
Eu sei
Quanta tristeza eu tive
Mas mesmo assim se vive
Morrendo aos poucos por amor
Eu sei
O coração perdoa
Mas não esquece à toa
E eu não me esqueci
Eu andei demais
Não olhei pra trás
Era solto em meus passos
Bicho livre, sem rumo, sem laços
Me senti sozinho
Tropeçando em meu caminho
À procura de abrigo
Uma ajuda, um lugar, um amigo
Animal ferido
Por instinto decidido
Os meus rastros desfiz
Tentativa infeliz de esquecer
Eu sei
Que flores existiram
Mas que não resistiram
A vendavais constantes
Eu sei
Que as cicatrizes falam
Mas as palavras calam
O que eu não me esqueci
Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração
Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração

Fera Ferida, Nice, Roberto Carlos

quarta 13 julho 2011 08:00 , em canções de amor




1 Fan

Nenhum comentário Fera Ferida - o rompimento na voz de Roberto Carlos



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (50.19.144.243) para se identificar     


Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para musicaemprosa

Precisa estar conectado para adicionar musicaemprosa para os seus amigos

 
Criar um blog